"Ser artista"

28-11-2011 16:17

 

Eu não consigo entender

sobre algo invulgar

que tanto me faz mexer

querendo tudo inovar.

 

Olhar algo que existe

ou na tela da visão

com a força, que insiste

fazer ou dar solução.

 

A coisa mexe comigo

impossível de conter

me transforma, se o digo

muitos tratam em descrer.

 

Será o tal dom inato

que me custa aceitar?

tudo que faço num acto

dependeu de o desejar.

 

Ou outra coisa qualquer

que apetece e outros não?

é uma vontade, sem querer

que me dá esse empurrão.

 

Ser capaz de o fazer

com jeito de artesão?

não há talento ao nascer

é só sonho e aplicação.

 

De tudo isto, retiro

afinal, a explicação:

é conclusão que prefiro

ser apenas ambição.

 

Sem horários nem regime

activo, sempre em acção

da mente, que tanto imprime

sai-me tudo em turbilhão.

 

De prémio, me satisfaz

resultar e agradar

rico ou pobre, tanto faz

vou com todos partilhar.

 

É assim, o ser artista

que difere de outra gente

vislumbra, sem ter à vista

por fazer, fica contente.

 

Gabriel Rito

25-11-2011

 

(Ser Artista tem muito que se lhe diga. Esta é apenas uma simples exposição.)